CES 2013: fique de olho nas principais tendências

A Consumer Electronics Show (CES) começa na próxima terça-feira, 8/1. Como em todos os anos, à medida em que o mundo da tecnologia converge em Las Vegas, tendências de produtos e serviços começam vir à tona. Este ano, o foco deverá se concentrar na convergência dos smartphones com os demais dispositivos eletrônicos ao nosso redor, no uso crescente dos algoritmos, das redes inteligentes e no uso das interfaces naturais.

Este ano o show ocupará 170 mil metros quadrados, que acolherão 3,2 mil expositores (desta vez, além da Apple e da Microsoft, a Google também não estará entre eles) e serão visitados por mais de 150 mil visitantes. A CEA (Consumer Electronics Association), organizadora do evento, decidiu aumentar em 40% o Eureka Park, espaço dedicado às Start-ups. Além disso, 460 novas empresas de tecnologia participarão do Gateway International, uma convenção e exposição que ajuda empresas de fora dos EUA para expandir seus negócios no mercado norte americano.

Muitos dos avanços tecnológicos e produtos inovadores em demonstração partem do princípio de que agora, cerca de 65% do uso do celular é em atividades que não envolvem a comunicação por voz. O ecossistema está se tornando menos dependente do telefone. Smarphones e tablets estão se tornando dispositivos hub: controles remotos de TV, computadores portáteis, dispositivos auxiliares para saúde, com soluções para monitoramento de pacientes, exercícios, para cuidados com diabetes etc, afirma Shawn DuBravac, Economista-Chefe e Diretor de Pesquisa da Consumer Electronics Association.

Pesquisa da Consumer Electronics Association mostra que os smartphones permanecerão sendo o gerador “primário” de receita para toda a indústria de eletrônicos de consumo em 2013 (incluindo TVs e muitas outras áreas), com um aumento de 16% em relação a 2012. O mercado deverá atingir 125 milhões de dispositivos vendidos, movimentando US$ 37 bilhões em receitas globais. A associação também acredita que a venda de tablet vai subir 54% em 2013 sobre o ano passado para 105 milhões de dispositivos, gerando US$ 35 bilhões em receita.

A combinação de dispositivos móveis, sensores e serviços é uma das tendências mais claras. As projeções são as de que 350 milhões de dispositivos IP serão lançados em 2013. Fluxos de dados serão misturados de modo a gerar mais informação e conhecimento. Que tal sobrepor o seu histórico de pressão arterial com a sua agenda e descobrir suas reuniões mais estressantes? Sensores de umidade podrão dizer quando suas plantas precisam de ser regadas. Montadoras estão adicionando novas funcionalidades aos veículos aproveitando de dados de sensores para ajudar a estacionar, por exemplo.

A indústria eletroeletrônica está construindo a conectividade inteligente. E ela está presente nos dispositivos e serviços que dão suporte à tendências de segunda tela. As pessoas estão interessadas em compartilhar conteúdo através de uma variedade de aparelhos e a nuvem tem um papel integral nisso. Os consumidores esperam ter diversos conteúdos disponíveis sob demanda: vídeo, música, a qualquer hora em qualquer lugar. O surgimento do padrão WiGig, por sua vez, levará alguns expositores a mostrarem na CES maneiras de transferir vídeos e músicas em velocidades de 7Gbps no espaço de uma sala de estar, por exemplo.

Também nessa CES veremos o aparecimento dos primeiros produtos com telas flexíveis, de uma infinidade de dispositivos controlados por em gestos e pela voz. E baterias melhores, bem como carregadores de todos os tipos de aparelhos móveis, de acordo com Stu Lipoff, membro do Institute of Electrical and Electronics Engineers. Os destaques deverão ser os modelos de ‘powerpads’ (carregadores sem fio) em que um aparelho poderá ser colocado para recarregar, mas outras empresas demonstrarão tecnologias “em que você coloca um transmissor no ambiente e isto basta para recarregar o aparelho” a vários metros de distância.

Entre as gigantes

Apesar da ausência da Google, da Microsoft e da Apple, ao longo da semana, empresas como a Sony, Samsung, LG, Nokia, HTC entre muitas outras vão contribuir para mais um passo na revolução tecnológica.

A Intel deverá apresentar atualizações para os processadores dos seus smartphones durante a pré-abertura do evento nesta segunda-feira. Há rumores persistentes de que a Lenovo irá anunciar um smartphone com processador Intel Atom.

Os analistas esperam que a Samsung e a LG tragam novos dispositivos com telas de até 6 polegadas e altíssima resolução. Por sua vez, a Nokia pode mostrar novidades na família Lumia através de um novo sistema de realidade aumentada, como tem demonstrado através de algumas imagens já divulgadas.

Uma nova gama de dispositivos posicionados entre os smartphones e os tablets, batizada de Phablets, pode ser apresentada pela Huawei dando continuidade à família Ascend. Segundo os analistas, a principal tendência dos novos tempos pode vir a ser comprovada no CES, ou seja, smartphones e tablets de alta resolução, com telas grandes, de 10 polegadas, a preços acessíveis.

Seguindo os passos da Google, a Toyota e a Audi apresentarão carros autonomos na CES 2013. A fabricante japonesa chegou até a publicar um vídeo com o seu protótipo Lexus LS 600h. Um representante da Audi confirmou ao The Wall Street Journal que o veículo da alemã também será demonstrado na feira.Os carros contam com uma série de sensores e câmaras que comunicam com GPS e inteligência artificial para poderem circular de forma segura.

Redes sociais

Este ano, a CEA investiu na promoção e divugação da CES através das redes sociais. Você pode ficar ligado em tudo o que acontece em Las Vegas através do Twitter oficial, @IntlCES, da página da CES no Facebook, no perfil @IntlCES do Instagram, e na página do Google+.

Fonte – http://idgnow.uol.com.br

Deixe uma resposta