Copom vê inflação em nível elevado nos próximos dois trimestres, diz BC

10/03/2011 09h17 – Atualizado em 10/03/2011 09h30

Nível de incerteza está acima do usual, segundo ata do comitê.
Projeção de inflação se encontra acima da meta em 2011.

Do G1, com informações da Reuters

O cenário prospectivo para a inflação não evoluiu favoravelmente desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, e a inflação acumulada em 12 meses só deve começar a arrefecer a partir do quarto trimestre, afirmou a ata do último encontro do comitê.

“A partir do quarto trimestre, o cenário central indica tendência declinante para a inflação acumulada em 12 meses, ou seja, deslocando-se na direção da trajetória de metas”, diz a ata do comitê.

O Copom afirmou, porém, que o nível de incerteza está acima do usual, com “riscos elevados” para o cenário em que a inflação convirja para a meta. Na reunião, o BC elevou a Selic em 0,5 ponto percentual, a 11,75%.

Em relação às premissas que o Banco Central trabalha em sua avaliação do curso para a política monetária, o Copom destacou que, desde a última reunião “importantes decisões fiscais foram tomadas e executadas que apoiam a visão que, no início deste ano, teve início um processo de consolidação fiscal”.

O Copom também deixou claro um cenário alternativo, “a projeção de inflação se encontra acima da meta em 2011 e ligeiramente abaixo em 2012”.

“Ao se considerar esse cenário alternativo e as perspectivas de desaceleração da atividade doméstica, bem como a complexidade que ora envolve o ambiente internacional, entre outros fatores, a eventual introdução de ações macroprudenciais pode ensejar oportunidades para que a estratégia de política monetária seja reavaliada”, afirmou o Copom.

Deixe uma resposta